CURTA-METRAGEM: MEU AMIGO NIETZSCHE

O curta-metragem chamado Meu amigo Nietzsche relata a história de um menino que precisaria melhorar na escola para que não repetisse de ano e ele consegue encontrar ajuda em um Livro de Nietzsche. O curta-metragem foi gravado em 2012, a direção é de Fáuston da Silva, com André Araújo Bezerra, Juliana Drummond, Abaetê Queiroz, Alessandra da Silva, Andrade Jr., Simone Marcelo, Alex Ferro, Ana Cristina França, Mariana Nunes, André Deca e Larissa Carvalho. Sua duração é de 15 minutos e a classificação é livre.


Lucas, o aluno que iria repetir de ano caso não melhorasse as notas na escola, passa em um terreno baldio e encontra o livro ‘’Assim falou Zaratustra’’ de Nietsche e leva para casa. Em um certo momento ao tentar desvendar sobre o que o livro falava e não conseguia o menino jogou o livro em uma carrocinha e o dono ao perceber fala para ele levar o livro e continuar a leitura.

Através da literatura clássica, o estudante passa a falar, escrever melhor e a expor seus pensamentos baseados no livro. A partir do momento que Lucas ia aumentando o seu conhecimento gerou um incômodo na professora, no diretor e nos pais, porque o menino estava incentivando seus colegas com um discurso sobre a superação do humano, durante o intervalo da aula. Ao questionar sobre Deus, a mãe leva o menino para igreja, achando que isso seria coisa do demônio. Sua mãe resolveu jogar o livro fora e o mesmo foi parar no lixão. Lucas vai correndo procurar seu livro e ao chegar lá encontra o livro ‘’Manifesto do partido comunista’’ de Karl Marx e Friedrich Engels e assim termina o curta.

O curta passa em uma cidade do interior precária, retrata a importância da leitura e o quanto muitas vezes, o sistema tradicional de ensino barra as qualidades do aluno e não incentiva-o através de outros meios.

Para Paulo Freire, ler é mais do que ‘’passear’’ sobre as palavras. A partir disso, pode-se notar que através da leitura, é possível transformar o indivíduo e ajudar na sua construção de subjetividade.

Comentários

Postagens mais visitadas