Escritor: Julio Cortázar.

 

Julio Florencio Cortázar, pseudônimo de Julio Denis, nasceu em 26 de agosto de 1914, Bruxelas, Bélgica – faleceu em 12 de fevereiro de 1984, Paris, França. Escritor de romances e contos argentinos, é um dos principais representantes do chamado realismo mágico, ou seja, nos seus escritos, elementos da realidade aparecem em convívio com elementos mágicos e sobrenaturais.


Passou a maior parte de sua infância em Banfield, na Argentina, ao lado da mãe, de uma tia e de uma avó. Esteve muito doente na infância, Julio ficava muito tempo na cama, o que lhe propiciou a leitura de muitos livros literários.


Em 1935, formou-se em Letras, além de escritor, foi professor e tradutor. No ano de 1938, editou sua primeira obraPresencia, livro de poemas, sob o pseudônimo Julio Denis. 

Cortázar estava envolvido com questões políticas e resolveu renunciar o seu cargo de professor universitário, quando Juan Domingo Perón tornou-se presidente do país. 


Então passou a escrever para revistas de literatura e passou a atuar como tradutor de inglês e francês. Decidiu exilar-se em Paris e começou a trabalhar como tradutor da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).


O escritor passou por outros países e a França tornou-se seu principal lugar de moradia. A fama surgiu em 1963, quando publicou o livro O jogo da amarelinha, sua obra mais conhecida. O escritor também foi membro do Tribunal Russell ou Tribunal Internacional de Crimes de Guerra.

No ano de 1981adquiriu a nacionalidade francesa em protesto contra a ditadura militar na Argentina. 1984, recebeu o prêmio argentino Konex  e faleceu na França, em 12 de fevereiro desse mesmo ano.




CARACTERÍSTICAS LITERÁRIAS 


Julio Cortázar é considerado um dos autores mais criativos de seu tempo.  Seus contos curtos, possuem elementos narrativos bem conectados, lembra a estética de Edgar Allan Poe, escritor o qual ele era leitor e admirador. Também teve a prosa poética, estilo comparável ao de Jorge Luis Borges.

Seus escritos começaram uma nova forma de fazer literatura na América Latina já que não possuía uma linearidade temporal, os personagens possuem características com profundidade psicológica e desenvolvimento de fluxos de consciência que vão do presente ao passado e vice e versa.

 

 

Dois livros do escritor que pretendo ler: 


O jogo da amarelinha

 

“O Jogo da Amarelinha estabelece uma conversa direta com o leitor, almejando a “transformação” introspectiva através da leitura. A bagunça organizada de citações instiga a leitura, atiçando nossa curiosidade em busca de uma ideia central para toda a trama. Ao meu ver, a ideia primordial da obra é despertar a reflexão de quem lê acerca de diversos temas que vão sendo dispostos nos capítulos.”


 RESENHA COMPLETA - COMPRE AQUI


 

Papéis inesperados

 

de tudo um pouco nesse livro. De contos inéditos a capítulos suprimidos de livros, de ensaios e poemas a entrevistas inventadas. São textos escritos ao longo da vida do escritor argentino e que só foram reunidos em livro 25 anos após sua morte.

Esse tempo de espera é que justifica o inesperado do título, já que o todo não se diferencia muito de outros volumes do gênero. 
A divisão do livro em seções ajuda a dar coerência a esses papéis encontrados em uma cômoda de sua casa: uma seção para a prosa, outra para os escritos de circunstância e uma última para textos de mais difícil classificação.’’ 

                                               RESENHA COMPLETA - COMPRE AQUI




FONTE: 

https://brasilescola.uol.com.br/literatura/julio-cortazar.html

https://mundoeducacao.uol.com.br/literatura/julio-cortazar.html


 

Comentários

Postagens mais visitadas