Dizia Freud ‘’o ser humano sempre tem um tanto de infelicidade na alma’’.





Porque nunca estamos felizes, porque sempre queremos mais?
Existe um mal estar contemporâneo que nos cerca e será que a melhor saída é um remédio?
Lembrando também que existe remédio através das palavras, pela filosofia e pela terapia. Estamos em busca de remédio para tirar angústia, remédio que quando para de tomar a angústia continua…

 Como se preencher o vazio fosse mesmo necessário; agora me pergunto: o que resta dessa humanidade nesse mundo pós-moderno, onde está tudo acelerado e o que muita das vezes queremos é desacelerar e não sabemos?! Estamos na era digital, dos sentimentos imundados, o qual é preciso somente do vazio da alma, mesmo que por um instante.
A liberdade é boa, mas o lado ruim é que temos que escolher, são tantas opções, tantas informações a qual não sabemos onde mergulhar, o que procurar e se são tantas opções e você não sabe o que escolher, posso te dizer que há uma incapacidade que é sua, somente sua. E que no final das contas só queremos escapar da liberdade, queremos alguém para ditar o que fazer, porque no fundo não sabemos como ser feliz.

E afinal o que nos resta?
- O gozo, o prazer até que alguém invente uma máquina que faça isso por nós.
Fica ai uma indagação para vocês.



Trecho do poema Vazio de Vinicius de Moraes:  

''A noite é como um olhar longo e claro de mulher.
Sinto-me só.
Em todas as coisas que me rodeiam
Há um desconhecimento completo da minha infelicidade.
A noite alta me espia pela janela
E eu, desamparado de tudo, desamparado de mim próprio 
Olho as coisas em torno
Com um desconhecimento completo das coisas que me rodeiam.
Vago em mim mesmo, sozinho, perdido
Tudo é deserto, minha alma é vazia
E tem o silêncio grave dos templos abandonados.''

Comentários

Postagens mais visitadas